1 de maio de 2013

The Elite por Kiera Cass


Título Original: The Elite
Ana de Edição/Reimpressão: 2013
Editor: HarperCollins Children's Books

Páginas: 272
Capa: Capa Mole
Classificação: Literatura > Jovem Adulto
Minha Classificação:

Sinopse: A Seleção começou com 35 raparigas a tentar conquistar o coração do Príncipe Maxon mas agora só restam seis e a competição é cada vez maior. No final, só uma pode ganhar o coração do príncipe.

Opinião
Prometi a mim mesma que ia esperar para ler este livro. Ia esperar que o último da trilogia saísse e assim comprava os dois em inglês (sim, porque se vou esperar que alguma editora portuguesa traduza o livro, vou esperar sentada. Infelizmente, elas dedicam muito tempo a literatura romântica/adulta do que ao jovem adulto. Talvez se o livro sair em formato de série ou filme, alguém vai traduzir. É o de sempre!!) mas não consegui pois fiquei a saber que o The One só vai sair em 2014 e para"ajudar" apareceu no meu facebook uma pessoa a compartilhar o livro em pdf. Não resisti!

Não consigo entender a razão para muitas pessoas criticarem esta trilogia. Muitos se queixam que parece o Jogos da Fome. Acho que deviam colocar isso de lado e apreciar o que a Kiera Cass nos mostra. O livro é muito bem escrito e a história desenvolve-se muito bem. Kiera Cass melhorou bastante como escritora e só há poucas coisas em que ela falha neste livro:

1. A falta de ação. Este livro foi mais focado nos sentimentos de America. Cass está a guardar as explicações para o último livro e pergunto-me como ela vai conseguir explicar tudo em The One. Tenho muito medo que ela falhe.

2. Personalidades apagadas. Achei que quase todas as personagens tiveram a sua personalidade apagada ou escondida. Tudo bem que o livro é do ponto de vista da America mas quase não reconheci as personagens pois no primeiro livro as suas ações e personalidades tinham mais destaque.

3. O triângulo amoroso. Sou da team Maxon e sei que é um triângulo amoroso mas estou achar um pouco forçado pela autora. Ela quis criar um triângulo mas quase todos os seus leitores preferem o Maxon e ela obviamente queria que houvesse uma divisão mais equilibrada. Creio que Cass não conseguiu criar a personagem Aspen. Ele até pode ser um bom rapaz mas o que ela nos transmitiu não está nem perto disso. Eu queria muito ficar dividida entre os dois mas não dá.

O livro é focado em America e nos seus sentimentos por Maxon e Aspen. Ao ler o livro é impossível não ficar com o coração acelerado pois a protagonista é muito impulsiva mas nem por isso deixei de gostar dela. Ela está mais insegura do que no primeiro livro mas continua com as suas próprias ideias sobre quem ela é e sobre a realidade do seu país. 

Esperava um pouco mais sobre o que realmente se passa com os rebeldes e o que eles querem e isso pouco foi explicado mas que nos deixa a imaginar todo o tipo de teorias possíveis. 
O fim é muito calmo mas acho que já se começa a perceber para que lado o coração de America bate e deixa tudo em aberto sobre os rebeldes para o terceiro livro.

O livro tem um bom ritmo e deixa-nos presos à sua história. Por muito que diga que não quero mais ou que diga ao meu coração para relaxar um pouco, é impossível.

O livro é super recomendado. Sei que nem todos gostam de ler em inglês ou até porque o seu próprio inglês não é muito bom, mas sempre temos aquelas versões em pdf disponíveis na internet, traduzido em brasileiro.
Eu sou um pouco contra em ler os livros dessa forma mas também sei que existem muitos portugueses a quererem ler este livro. E olhem... vale a pena! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário