7 de março de 2013

Dica: Como ser mais feliz :)

Quando tive a minha pipoca (amo-te, ♥) entrei numa fase má da minha vida. Demorei cerca de 7 meses para dizer em voz alta "Tenho depressão pós-parto" e foi quando cheguei ao ponto de ficar quase 3 semanas sem sair de casa e sem ver a luz do sol. Uma das coisas que mais me perguntava (e ás vezes ainda pergunto a mim mesma) é: o que posso fazer para sentir-me mais feliz?

A verdade, é que a felicidade é encontrada na junção de muitos fatores mas aqui deixo algumas coisas que me ajudaram a superar os momentos mais difíceis:

  • Escrever.
Iniciar um blog, comprar o diário ou até mesmo escrever histórias na internet ajuda bastante. Já tenho um perfil num site de fanfics e quando estava mais depressiva eu escrevia um novo capitulo para a história. O tumblr foi também a maneira que encontrei de "aliviar" a tristeza. 

  • Aproveita a vida.
Ginástica, caminhadas, ir ao shopping, sair para tomar café, encontrar com amigos, ir para um jardim ler... Ficar em casa e com tempo livre não ajuda! Normalmente, ficamos mais solitários e com a sensação de vazio. Manter a cabeça ocupada faz-nos esquecer por momentos o que nos preocupa ou faz infeliz. Quando pensares "ai, estou morta. só quero deitar-me" pára logo esse pensamento! Vai ao café, leva o mp3 e desfruta do tempo. Aproveita cada segundo!

  •  Ter um hobbie.
Antigamente, o meu hobbie era ficar em casa à frente do computador e a navegar na internet. Se me fazia feliz? Sim, até certo ponto. Andava obcecada pelo tumblr e por ver filmes e series mas percebi que isso não chegava. Decidi ocupar o meu tempo a ler livros, sair de casa (para o shopping ou para um jardim) e andar de bicicleta. E através disto descobri uma nova paixão: cozinhar!
Ter um hobbie é fazer algo que nos satisfaz. Através dessa satisfação chega o sentimento de realização e automaticamente vamos sentir uma pontada de felicidade.

  •  Dormir cedo.
Ainda não faço isto porque perco bastante tempo acordada pois a minha filha demora muito adormecer mas das poucas vezes que dormeci por volta das 22h, senti-me com mais energia e mais bem-disposta para começar um bom dia. 

  •  Sê tu mesmo(a).
Muitas vezes ficamos infelizes porque fazemos comparações aos outros. Queremos ter a vida deles ou queremos ter o corpo bonito deles ou queremos ser "populares" como eles ou queremos vestir o mesmo tipo de roupas. Olhamos para as pessoas e pensamos logo nos nossos defeitos. É preciso aceitar quem nós somos e fazer mudanças porque realmente queremos e não porque queremos ser como os outros. Não podemos agradar a todos mas podemos começar por nos agradar a nós mesmos. Se uma ou outra pessoa não gostar de quem és, qual a importância disso? O importante é seres quem és e gostares de ser assim!

  •  Poupar para satisfazer um desejo.
No tempo em que estamos não podemos gastar muito em coisas mais superficiais mas se pensares no dinheiro que gastas a tomar café todos os dias, comprar tabaco, carregar o telemóvel, comer em restaurantes/cafés ou comprar aquela camisola que não precisavas e depois pensares naquela prenda que podias comprar para ti própria e que queres à muito tempo... Eu sempre dizia: "Quero comprar um livro mas é caro e não tenho direito para gastar" mas depois pensava "não preciso tomar café hoje, comprar a revista das cusquices nem comer na Pizza Hut" e logo sobrava dinheiro para comprar 1 livro por mês e umas pecinhas de roupa bonitas para a minha filha. Como eram coisas que queria, ficava feliz e satisfeita comigo própria. Um miminho é sempre bom para trazer uma boa dose de felicidade.

  •  Sonhar faz bem.
Hoje o meu sonho é vestir-me como o José Castelo Branco. Porque não? Não faz mal sonhar e no minimo só vais parecer ridículo(a) mas é o teu sonho. Ás vezes sonhamos e num futuro próximo (ou mais distante) conseguimos realizá-los. Eu pessoalmente sonho todas as noites como vai ser a minha casa e como vou decorar o quarto da minha filha. Antes de dormir, olho para o tecto e fico a imaginar... uma secção da casa por noite (o mais incrível é que não consigo imaginar a casa em "si").

Não são muitas dicas mas é o que eu tenho feito para me sentir mais feliz. Os anti-depressivos não ajudam (pelo menos não a mim) mas tentares as coisas boas da vida, sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário